quarta-feira, 4 de agosto de 2010

PODER E AUTORIDADE

Elenaldo Alves, 04/08/10
Instrutor - Mobilizador Social – ADC.
http://www.oficinadacidadania.org.br/
Poder e autoridade! O que são mesmo? Qual a diferença? Que tem poder e autoridade? Como exercer-los? Lendo a belíssima obra de James C. Hanter, O Monge e o Executivo (ed. Sextante), já no capítulo primeiro ele nos apresenta de forma sucinta a diferença entre ambos.

Estamos ai vivenciando as festas de posses dos nossos administradores, prefeitos vice-prefeitos e vereadores, aqueles a quem outorgamos o direito de nos representar e pensar para nós dias melhores por meio do poder e autoridade lhe conferido.

Como e em favor de quem exercerão essas duas virtudes lhes conferidas?
Na dinâmica da vida social o poder exerce forte fascínio sobre as criaturas.
Muitas pessoas desejam ocupar cargos que lhes conceda poder sobre outros indivíduos, mas poucos sabem exercer esse encargo com autoridade.

Ter poder não é o mesmo que ter autoridade. O poder “é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer”. A autoridade é a “habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que quer, por causa da sua influencia pessoal”.

Para exercer o poder não é necessário ter coragem nem inteligência avantajada. Crianças menores de dois anos são mestras em dar ordem a seus pais.

A história da humanidade registrou os feitos de muitos governantes déspotas e insensatos. Mas para tem autoridade sobre pessoas é preciso um conjunto de habilidades especiais. Uma pessoa pode exercer autoridade mesmo não estando num cargo de poder, enquanto outra pode estar no poder e não ter autoridade alguma sobre seus subordinados.

Em uma sociedade injusta, o poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. As pessoas podem ser colocadas no poder porque são parentes ou amigas de alguém, porque têm dinheiro, uma posição social de destaque ou outra conveniência qualquer.

Mas com a autoridade isso não ocorre. Autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada. Diz respeito a quem você é como pessoa, ao seu caráter e à influência que exerce sobre terceiros.

Para estabelecer autoridade, o líder precisa ser honesto, confiável, responsável, respeitoso, entusiasta, afável, justo, dar bom exemplo, ser bom ouvinte. Quem não tem autoridade pensa só nas tarefas e exige que suas ordens sejam cumpridas. Quem tem autoridade pensa nas tarefas, mas cuida também dos relacionamentos.

No processo administrativo há sempre essas duas dinâmicas em jogo: a tarefa e o relacionamento. Atender uma, em detrimento da outra é caminho para o fracasso. E conseguir o equilíbrio entre ambas é uma característica de quem exerce liderança com autoridade.

Assim sendo, se você é líder e precisa lembrar isto às pessoas, é porque você não é. Mas se você não está no poder e mesmo assim as pessoas buscam suas orientações, é porque você tem autoridade. Pense nisso, e lembre-se: liderar é executar as tarefas que estão sob sua responsabilidade ao tempo em que constroem bons e duradouros relacionados.
Pense Nisso!

O líder ideal é aquele que, pela sua autoridade intelecto-moral, inspira os seus colaboradores e os eleva à condição de amigos. Quem tem autoridade efetiva não teme perde-la ao se aproximar dos outros e trata-los exatamente como gostaria que os outros o tratassem.
Assim, se você é responsável pela condução de outros seres, medite quanto à responsabilidade que lhe cabe sobre os destinos dessas pessoas e procure ser alguém com autoridade, e jamais apenas alguém que detêm o poder. Pense nisso, e procure ouvir os que convivem com você mais de perto.
Portanto, "Faça aos outros somente aquilo que você gostaria que façam a você".

Nenhum comentário:

Postar um comentário