terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

COMPETENCIA

Tudo o que uma pessoa faz bem é resultado do desenvolvimento de sua competência. Se você quiser ser um bom pai, vai ter de expandir sua competência. Se quiser ser um empresário, também. Quando a pessoa pensa que a habilidade vem pronta, a frustração vai estar por perto.

A competência, por sua vez, é associada a três habilidades: estudo, treino e continuidade. O estudo é fundamental para que você não gaste tempo inventando a roda ou repetindo os erros dos outros.

Muitos freqüentadores de minhas palestras me perguntam por que não conseguem estudar. Eu sempre digo: "Você não consegue porque, no fundo, é orgulhoso. Não acha quem possa lhe ensinar o que não saiba". As pessoas felizes têm a humildade de aprender com os outros, evitando os erros que eles já cometeram.

Tudo na vida é resultado de treino. Só adquirimos a competência assim. Se você é um grande cirurgião, você treinou arduamente para isso.

Mas, cuidado, esse processo não se resume apenas às coisas positivas; as negativas também estão incluídas. Os hipocondríacos, por exemplo, dedicam a vida inteira à procura de sintomas desagradáveis em seu corpo até que se tornam experts. Vivem lendo bulas de remédio e tudo o mais que aparecer a respeito de doenças. Eles também conversam e pensam sobre enfermidades o tempo todo.

Há algum tempo, ouvi uma entrevista do Zico que falou que as pessoas ficavam espantadas ao virem ele treinando mais tempo que os outros , pois pensavam : "Para quê, se ele já é um dos melhores do mundo?"

Tempos depois, eu descobri que ele era o melhor do mundo porque treinava mais que os outros.
A competência também requer continuidade. Não adianta ser bom apenas por um dia. Tem de ser sempre.

Não adianta começar milhares de cursos, é preciso completá-los. Não adianta atender maravilhosamente bem um cliente e ser desatento com os outros.

Não adianta um único diálogo sensacional com o filho e distanciamento o resto do ano.
Quem consegue ser bom todos os dias, depois de um tempo, fica ótimo. Muitos processos de educação não dão resultados por falta de continuidade. As pessoas competentes concluem a trajetória a que se propuseram cumprir."


Adaptado de um texto de Roberto Shinyashiki - Silvia Osso.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O QUE NOS AJUDA A SER FELIZ?

Elenaldo Alves, 18/02/2011

Lendo Louise Hay, Aprendendo a Vencer o medo, tenho descoberto cada vez mais a BELEZA de ser FELIZ, ao passo que tenho me convencido cada vez mais que “Felicidade não é uma vida sem problemas, mais uma vida com grandes problemas e um ser com grandes pensamentos administrando e encontrando soluções, pois a ausência de problemas não é Felicidade, ausência de problemas chama-se tédio”. Pois nossos pensamentos tem um grande poder, um poder transformador, afinal, Pensamentos são uma energia poderosa, precisamos aprender que uma das formas mais eficientes de mudar nossa vida é mudando nossos pensamentos, nós temos uma imensa capacidade para mudar nossos pensamentos.

Tome consciência dos seus pensamentos para mudá-los, pois pensamentos negativos atraem negatividade e afetam sua saúde física, mental e emocional.

PENSAMENTOS POSITIVOS permitem que o universo traga a solução que servirá para o seu maior bem. Quando vier um pensamento negativo, substitua-o imediatamente por uma afirmação positiva.

Perdoar o passado e amar que você é fará milagres em sua vida;

Agradecer é uma forma poderosa de rezar e fazer afirmações. Quanto mais gratidão você expressar por aquilo que tem, mais receberá.

Siga em frente serenamente, valorizando e agradecendo cada pequeno avanço, nunca desanimando ante um retrocesso, sabendo que a vida é isso: um processo de construção do nosso ser. Em nenhum momento poderemos nos considerar um produto acabado, porque somos essencialmente seres em construção. Cresça no amor por você, pelos outros, pelo mundo em que você vive. O AMOR tem o extraordinário poder de vencer o medo, por isso ame-se, pois só somos capazes de AMAR quando nos amamos e nos deixamos ser amados, não é o suficiente AMAR somente, faz-se necessário permitir-se que seja amado também, assim cumpre-se o mandato do grande mestre do AMOR, ame ao próximo como a si mesmo, esta é pois, condição principal para ser FELIZ, é impossível ser FELIZ amando alguém sem se amar, pois jamais podemos dar aos outros aquilo que não temos.

E você é feliz?

O que precisa para ser FELIZ?